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7 tendências de marketing digital para ficar de olho em 2017!

Posted On 20 de maio de 2017 By lab In Conteúdo, inbound marketing, Marketing de Conteúdo, Marketing Digital, Responsivo, Social Media, Usabilidade /  

Se você acompanha o setor de marketing, já deve ter notado que entra ano, sai ano e novas tendências começam a aparecer. No meio digital isso não é diferente e está associado principalmente às alterações nos algoritmos das redes sociais, dos mecanismos de pesquisas e nos avanços tecnológicos.

Para este ano, a sua meta é melhorar as suas estratégias digitais? Então veja as principais tendências de marketing digital 2017 para você ficar de olho!


1 –
 Marketing de conteúdo
Ok, o uso do marketing de conteúdo não é nenhuma novidade, mas nesse ano a expectativa é que seu uso seja ainda mais amplo e importante.

Aliás, de acordo com as previsões do setor, a expectativa é que esse segmento continue em alta para os próximos anos – seguindo o que já tem acontecido em outros países.

Além dos blog posts, o marketing de conteúdo marcará presença também em conteúdos em vídeo, materiais ricos e no e-mail marketing (que também é uma das tendências de marketing digital e que falaremos a seguir).

2 – Predominância dos mobiles
O uso da internet nos smartphones é uma tendência mundial cada vez mais crescente, e por isso as estratégias de marketing devem se adaptar a nova realidade.

Sites responsivos são exigências do mercado, além do aumento de aplicativos relacionados a empresas e eventos, e conteúdo voltado exclusivamente para esse tipo de acesso.

Nas suas estratégias, lembre-se de dar preferência a sites e materiais mais leves e fáceis de carregar, que possam ser acessados de qualquer velocidade de conexão (inclusive 3g) e que consigam ser visualizados em qualquer tamanho de tela.

3 – Remarketing
O remarketing também não é nenhuma estratégia recente, mas a cada ano ele vem sendo mais utilizado pelas empresas – e deve ser ainda mais forte nesse 2017, aliando-se ao marketing de conteúdo.

O termo remarketing consiste no uso de anúncios em páginas, sites e e-commerces visando estimular o retorno do cliente a determinado domínio, a partir de dados e informações que ele já pesquisou.

As estratégias de remarketing em 2017 são bem semelhantes à do remarketing tradicional, mas a diferença é que ao invés do usuário ser redirecionado a uma página de compras, ele será enviado para os melhores conteúdos do seu site, como e-books, webinars, podcasts e outros.

4 – E-mail marketing
Como adiantamos lá em cima, o e-mail marketing também ganha força nesse ano, sendo um dos principais aliados do marketing de conteúdo e das tendências de personalização da comunicação com seus leads.

Se, há alguns anos, o e-mail marketing era visto apenas como uma espécie de “mala direta online”, hoje ele é usado de forma a segmentar seus leads e clientes, nutrindo-os constantemente com informações e promoções que sejam do seu interesse.

Esse contato mais direto e focado é um dos pilares das estratégias de inbound marketing, e ajuda a aumentar as vendas e a melhorar o relacionamento com os clientes.

5 – Compra multicanal
Com a ascensão do uso do mobile, é natural que as empresas tenham de oferecer mais possibilidades de compra do que apenas os pontos físicos ou os sites de e-commerce.

A tendência é que haja uma “fusão” de várias possibilidades, como aplicativos específicos das empresas, integração por meio das redes sociais e outras maneiras.
A ideia é de que o consumidor possa, por exemplo, fazer seu pedido de produto via aplicativo, pagar no caixa da loja física e retirar o produto imediatamente, sem ter de esperar o período de entrega.

Quanto mais fácil for para o cliente consumir, maiores serão os números de venda.

6 – Programas de fidelização
O marketing de relacionamento é outro que existe há bastante tempo, mas com a fortificação das estratégias digitais, ele tem se tornado cada vez mais segmentado e eficiente, sendo, muitas vezes, o ‘divisor de águas’ entre optar por essa ou aquela empresa.

Com tantas plataformas disponíveis, as empresas deverão começar a se relacionar melhor com seus clientes, ouvindo suas demandas e trabalhando de forma a oferecer produtos e serviços que realmente superem suas expectativas.

Além do SAC tradicional, a tendência deverá ser realizar atendimentos via redes sociais (como o chat do Facebook, o feed do Twitter ou o Whatsapp) e ainda ter um SAC ativo, enviando materiais instrutivos para quem acaba de fechar compras, por exemplo, e oferecendo conteúdos ricos que ajudem nessa educação da clientela.

Os programas de fidelidade também devem mudar, se tornando mais atrativos para esse novo consumidor e englobando as formas de consumo multicanal, inclusive com campanhas nas redes sociais promovendo o engajamento com as marcas.

7 – Branding Digital
Nunca a palavra “branding” esteve tanto na boca e na mente das pessoas. E isso se deve principalmente a mudança da postura do consumidor, que passou a ser muito mais ativo e pesquisar informações sobre as empresas antes de fecharem negócio.

Isso significa que as marcas precisam investir na sua identidade e na divulgação dos seus valores se quiserem “sobreviver”. Não vale mais simplesmente ter o melhor ou o mais barato produto, é preciso agregar valor.

As pessoas querem consumir de marcas que tenham propósito e que existam por motivos distintos que apenas o lucro, com o fortalecimento do viés da sustentabilidade e do auxílio aos menos favorecidos.

É preciso usar os meios digitais de forma correta, comunicando seus públicos-alvo sobre quem é a sua marca e porque consumir dela pode ser uma boa forma de ter uma postura ativa na sociedade.

Essas são as 7 principais tendências de marketing digital 2017 para você ficar de olho. Gostou de saber mais sobre elas? Já está usando alguma nas suas estratégias? Se você quer aplicá-las a sua empresa, venha conversar com um dos nossos consultores.

O que é remarketing e por que você deveria se atentar a ele?
Google Adwords e Índice de qualidade do site: entenda essa relação!

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