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Como Calcular o Retorno sobre o Investimento (ROI)?

Posted On 29 de maio de 2019 By lab In Marketing Digital, ROI /  

ROI é uma das principais métricas para avaliar o retorno sobre o investimento em campanhas de marketing, treinamentos ou serviços.

Em resumo, ele indica a margem entre quantos reais foram investidos e o retorno gerado, gerando os dados necessários para o cálculo da margem de lucro.

Neste post, vamos introduzir o conceito de ROI, e que vai te ensinar como calcular o retorno das campanhas de marketing de sua empresa.

 

O que é o ROI (Retorno Sobre Investimento)?

ROI – Significa o retorno sobre o investimento (Return On Investment).

Geralmente é utilizada para calcular a quantidade de dinheiro que a empresa está gerando com as ações de marketing ou qualquer outra ação que busca rentabilidade, como a aquisição de ferramentas ou treinamento, mesmo que a longo prazo.

Portanto, para calcular o ROI é sempre necessário ter em conta todos os custos e receitas, até mesmo o intangível.

Se você é um empresário, por exemplo, precisamos calcular as horas investidas no seu próprio negócio para ter dados realistas sobre o retorno sobre o investimento.

 

Diferença entre o ROI e ROA

ROAS significa Retorno Sobre o Investimento em Publicidade (Retorno sobre o gasto com Publicidade, em inglês).

O ROA é muitas vezes usado por agências de marketing de medir o retorno sobre o investimento em campanhas de publicidade.

A principal diferença entre o ROA e o ROI é que o ROAS não leva em conta os custos internos para a empresa, no salário do empregado, ou formação profissional, que o retorno do investimento, que leva em conta todos os custos.

Em suma, o ROI é útil para empresas que investem em publicidade, desde o ROA é útil para a agência de marketing para medir o resultado e passar uma visão de retorno para o cliente, uma vez que a agência não tem acesso a todas as despesas do cliente.

 

A importância do ROI para as empresas

Ao calcular o retorno sobre o investimento, você terá uma visão realista sobre quantos reais são gerados, para cada real investido.

Desta forma, você vai saber se os esforços estão gerando lucro ou prejuízo para a empresa.

Aqui estão algumas perguntas que só o cálculo do retorno sobre o investimento poderão responder

  • Quais as ações que geram maior ou menor rentabilidade?
  • Qual é o retorno esperado para o próximo mês?
  • O funil de vendas tem gerado o retorno esperado?
  • Como dividir o orçamento de marketing?

Além disso, sabendo que os esforços que valem a pena, direcionamos para as equipes de vendas e de marketing, otimizando os resultados.

 

Como calcular o ROI?

Antes de entender como calcular, você deve saber que é possível calcular o ROI de todas as ações, até mesmo de redes sociais e marketing de conteúdo.

Calcular o retorno sobre o investimento de ações integradas de marketing pode gerar perspectivas positiva ou negativa sobre todas as ações.

Calculando-se individualmente, você vai ter a ciência de quanto ganhou ou perdeu em cada canal. Conseguindo dessa forma reavaliar e redirecionar o seu planejamento.

 

Calcular o retorno sobre o investimento

Aplicando a fórmula (Receita – custos) / Custos) x 100, o resultado é a taxa de retorno sobre o investimento.

Vamos usar uma Loja Infantil como um exemplo para o cálculo do ROI.

  • Os custos com os produtos: R$9.000,00
  • Custos com publicidade: R$1.000,00
  • Receita: R$60.000.000

ROI = (60.000 – 10.000 / 10.000) / x 100 = ROI = 500%

 

O cálculo do ROA

Aplicando a fórmula da Receita / Investimento, o resultado é a taxa de retorno sobre o investimento em publicidade.

ROA = 60.000 / 10.000 ROA = 6

Assim, cada real investido retorna R$ 6,00.

 

O cálculo do ROI deve levar em conta todos os custos, mas quais são os custos?

O custo é tudo o que é investido, seja financeiramente ou compromisso de tempo, tudo isso deve ser avaliado e entra no cálculo de ROI. Desde a despesas de pessoal e consultores, até as ferramentas e treinamento.

E quais são as receitas?

A receita é o oposto de custo. É o valor que retorna para sua empresa, independentemente da fonte.

Como observado anteriormente, é importante calcular o ROI para cada canal e para isso, você deve saber qual é o custo e a receita de cada canal.

 

Conclusão

Calcular o retorno sobre o investimento é extremamente importante para a saúde financeira de sua empresa.

Então, junte a sua equipe, lista os custos e as receitas e tem esses números sobre a palma da mão para calcular o retorno do seu investimento.

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